Marcelo Pretto


Cantor autodidata, teve aulas particulares esporádicas de violão com Ítalo Perón e contrabaixo elétrico com Cláudio Bertrami, fez cursos de percepção e harmonia com Ricardo Breim e cursos complementares com Antonio Placer (Espanha) e Meredith Monk (EUA), artistas com quem mantém contato atualmente.

Em 1997 participou de um grupo vocal organizado por Jane Duboc, que, além de participar de um show da cantora no teatro da Hebraica naquele ano, conviveu com ela no Festival de Inverno de Campos do Jordão daquele mesmo ano, mas que, como bolsista, participou desta e de mais duas edições deste mesmo festival (1994 e 1995) e, ainda, do Festival de Música de Londrina (1992).

É membro fundador da Barca há pouco mais de dez anos e pertence ao Barbatuques há cerca de nove anos, exercendo, com eles, intensa atividade musical durante todo esse período e até os dias de hoje e com vários CDs,desses grupos gravados.


Com seu trabalho solo, acaba de lançar um DVD, pelo Itaú Cultural, com a MCD, fruto de uma gravação de um show realizado em abril de 2007, com vários convidados.

Ainda sobre o trabalho solo, a convite da cantora francesa Camille, abriu a turnê dela, por várias cidades da França, em março de 2006 e foi convidado por um grupo de músicos da Nova Zelândia para participar dos concertos do projeto OE:Brazil, que reunia músicos de renome (como Zimbo Trio e Max de Castro, por exemplo) brasileiros e neo-zelandezes em Wellington e Auckland, na Nova Zelândia, em dezembro de 2006.

Nesse mesmo ano, foi convidado por um festival na França, chamado "Villes et Musiques du Monde" para realizar um extenso trabalho de oficinas e concertos "solo" -que, inclusive, abriam concertos de grupos e artistas importantes, no campo da Word Music, como Touré Kunda e Souad Massi - durante quarenta dias (entre outubro e novembro).

Ainda sobre o trabalho solo, participou de um trabalho de criação de um espetáculo, na França, em duas semanas, chamado PENDA, da cantora camaronesa Sandra Nkake, e fez um concerto só de voz e violoncelo com o conceituado músico Vincent Segal, também na França(Grenoble) e, a convite da então embaixadora do Brasil no Senegal, foi convidado a realizar um videoclip em colaboração com o grupo Les Frere Guissé, durante uma semana, em Dakar.
Desde o ano 2000, realiza oficinas nos mais variados contextos dentro e fora do Brasil, na periferia de São Paulo (em São Miguel Paulista, dentro do grupo Ética e Arte, entre os anos 2000 e 2002), para o grupo de dança Alana, em Brasília, para grupo de teatro, como Jogando no Quintal, ou em diversas escolas. Na França, seja no festival acima referido, seja em outras ocasiões, com no ano do Brasil na França e outras vezes ainda, além de outros lugares como Espanha, Portugal, Estados Unidos ou Líbano (nestes últimos exemplos, com os Barbatuques).

Em 2010, ministrou oficinas em Paris, Toulose, Bordeaux, Lyon e Grenoble (França).

Fez e faz inúmeras participações em Cds de artistas nacionais e internacionais, como Ceumar, Mariana Aydar, Siba, Swami Jr, Iara Rennó, Zeca Baleiro, Pé com Pé (Palavra Cantada), Tatiana Parra, Andréia Dias, Tião Carvalho, Kristoff Silva, Chico Saraiva, Consuelo de Paula, Paulo Padilha, André Abujamra, Manu Lafer, Vange Milliet, Paulo Lepetit, Luiz Gayotto, Zé Modesto, Orquestra Popular do Recife, Companhia do Latão, Anna Toledo, entre outros (do Brasil; e Camille (França), Sandra Nkake (Camarões) e Carlos Nuñes (Galícia,Espanha), entre outros, fora do Brasil, além de participar cantando em quatro faixas de um Cd coletivo em homenagem a Vinícius de Moraes produzido na Bolívia e tendo sido convidado a cantar no Teatro Municipal de La Paz (em 2007).

Concorreu em apenas dois festivais brasileiros, ambos em São Paulo. O Prêmio Visa, edição 'Cantores' em 2002, onde ficou entre os cinco finalistas e o Festival da Cultura, em 2005, onde recebeu o prêmio de melhor intérprete.

Canta Jingles no Brasil e fora dele (França)
Faz, esporadicamente, trabalhos como ator, como no evento sobre Monteiro Lobato (Sesc Pompéia,1996), Lorca na Rua (com Romero de Andrade, 1998) abertura do exposição dos 500 anos (no Ibirapuera, em 2000, com Romero de Andrade, também) e participações como ator na Companhia do Latão, além de uma viagem de um mês - de pesquisa cultural - ao Mali e Burkina Faso, na companhia do grande ator africano Sotigüi Kouyaté em dezembro de 2003 / janeiro de 2004.